"O melhor quadrinho de Super Herói do Universo"
A frase acima, se repete em todas edições de Invencível, criado em 2003, por Robert Kirkman e Cory Walker, sendo publicado pela Image(Spawn,Witchblade, Saga). Espera aí? Robert Kirkman? Lembra desse nome de algum lugar, mas não sabe de onde? Kirkman é o criador da aclamada Walking Dead, que você já sabe de cabo a rabo e dispensa maiores explanações.
Mark Grayson, é filho do maior Super Herói da Terra. O Omni Man, que nada mais é do que um alienígena (sempre um alienígena) que vêm ao nosso planeta para combater o mal e ajudar no desenvolvimento da sociedade e do planeta. Ao menos é o que ele diz(leia e entenda), o pai de Mark, é uma mistura de Sayajin com Superman, de uma forma bem bacana que brinca com os clichês de alieníginas super poderosos vindos de outro planeta.Um adolescente como qualquer outro, Mark estuda, trabalha numa rede de junk food famosa, até que um dia descobre ter herdado os poderes do pai(Voar, invulnerabilidade, super força, super velocidade e poder ficar sem respirar por muito tempo).
Clichê? Sim. E a série é repleta deles. Mas não se engane! Todos são propositais, usados de forma sagaz, ironizando o mundo dos super heróis com humor e críticas ao lado industrial das maiores editoras de super herói do mundo(DC e Marvel), questionando com veemência paradigmas de com tantas mulheres no mundo, porque a maioria dos super heróis são homens? Aborda o sexismo e a minorias sutilmente e de maneira marcante sem deixar a qualidade da história de lado.
Tanto o personagem principal quanto os coadjuvantes, são retratados não apenas como super seres com super responsabilidades, mas como pessoas como eu e você, com preocupações, anseios, alegrias, frustrações e uma porrada de emoções, que chega a ser muito fácil a imersão no mundo de Invencível como se o conhecêssemos tanto como conhecemos o Batman, Superman, Homem Aranha, Goku e por aí vai.
Com Invencível, Kirkman não inventou a roda, mas com certeza, descobriu uma forma diferente dela funcionar. E funciona. No fim fica a pergunta: Sera que é "O melhor quadrinho de Super Herói do Universo"? Sabemos que melhor é um termo meramente relativo, mas o que podemos afirmar com certeza, é que você só vai descobrir lendo Invencível. No Brasil é publicado pela editora HQM, e já está no volume 6, ainda é possível encontrar em sebos.
0 comentários: